Seria um tanto quanto interessante a alguns anos atrás tentar sustentar a ideia de que era possível comprar carros através de um leilão de veículos online. Afinal de contas, as raras vendas que aconteciam geralmente eram de valores baixos, em torno de livros ou CDs.


Anúncio

Muitas pessoas tentavam comprar veículos mais baratos utilizando os famosos leilões do DETRAN, que muitas vezes entregavam algo muito bom por um valor muito baixo. Sendo que você poderia ter a chance de encontrar oportunidades incríveis.


Anúncio

Já tem um tempo que os leilões de veículos ganharam uma versão online. Embora a maioria das pessoas ainda preferia ver tudo presencialmente. Sendo que o jogo mudou no ano passado. 

Provavelmente 2020 teve um salto no número de leilão de veículos online exatamente por conta das medidas de isolamento social.

Hoje, você pode ver como participar e conseguir por preços baixos, veículos que foram apreendidos por conta de irregularidades.


Leilão de veículos online (imagem do Google ilustrativa)

Como ingressar em leilões de veículos online?

Todo leilão é ofertado de maneira presencial e online. Ou seja, você não precisa estar presente para dar lances no mesmo carro que é oferecido presencialmente.

Isto é ainda melhor para quem é iniciante, já que a maioria das pessoas acaba se sentindo mais ansiosa e nervosa na hora de fazer a proposta quando está no ambiente. O que leva a algumas escolhas erradas ou impulsivas.


Anúncio

Para iniciar neste tipo de modalidade, basta você se cadastrar de maneira prévia no site do leilão. Lembrando que é necessário fazer o processo antes do leilão começar.

Outro ponto extremamente importante é verificar no DETRAN do seu estado para saber se o leilão em si é válido ou não. Já que muitas pessoas podem infelizmente acabar sendo vítimas de um golpe.

Olhe o arquivo do edital do leilão, desta forma você irá garantir as datas, despesas adicionais e procedimentos. Não é uma atitude inteligente participar se estar inteirado dessas informações.

Outra coisa importante é que ao acessar o leilão, você precisa ter certeza de que há um certificado de HTTPS válido, o que confirma que você não está em uma página pirata controlada por hackers para roubar seus dados.

Quais os benefícios de comprar um veículo leiloado?

Esses leilões possuem alguns pontos extremamente positivos. Primeiramente está no fato de que para o DETRAN não há importância do valor final, já que o veículo é leiloado para cobrir despesas fiscais.

O valor pode chegar a bater 1/3 da tabela FIPE, o que seria algo extremamente econômico. Tanto que muitas pessoas não compram os veículos para utilizar para elas mesmas, e sim para fazer reparos e revender posteriormente.

Um ponto negativo é que você vai ter que adquirir o carro do jeito que ele está sendo leiloado, e pode ser que ele nem esteja funcionando adequadamente, ou mesmo funcionando em si.

O máximo que você pode fazer é checar a lataria e outros aspectos externos para ter certeza de que tudo está em um estado aceitável.

Como esses veículos param em leilões?

O que leva um carro a ser leiloado é definitivamente algum tipo de irregularidade. Ou seja, multas em geral, falta de pagamento adequado do IPVA ou qualquer coisa que leve o carro para o pátio da polícia.

O dono tem 30 dias para regularizar a situação, e caso não o faça ele pode ir a leilão. Lembrando que o dono não poderá arrematar o veículo de volta.

Como descobrir os leilões em andamento?

Como dito ali atrás, a melhor maneira de adquirir informações é através do DETRAN do seu estado, onde você também irá conseguir as informações do seu estado.

Entretanto, vale a pena dizer que existem sites oficiais que trazem tudo em um só lugar. Mas sempre busque a fonte mais confiável.

Os veículos são exibidos com antecedência?

O edital do leilão, que você encontra no site do DETRAN, mostra o horário e as datas da exibição dos lotes que podem ser arrematados.

Entretanto, é importante dizer também que sempre existe o problema de que você no máximo pode conferir com uma inspeção externa, onde não há a possibilidade de ligar os carros.

Principalmente porque a maioria deles estará com a bateria descarregada.

Lembrando que se o veículo apresentar algum defeito futuro, não há nenhum tipo de garantia por parte do DETRAN. Você irá comprar o carro e terá que arcar com os custos, removendo ele do pátio da maneira que se encontra.

Muitas vezes precisando chamar um guincho.


leilões de veículos online (imagem do Google ilustrativa)

Outras opções de leilão

Existem outros leilões bastante famosos que podem te permitir arrematar vários tipos de veículos por valores acessíveis.

E não estamos falando só de carros, mas de veículos pesados, tratores e máquinas agrícolas e várias outras opções que podem ser mais baratas que as do DETRAN.

Entretanto é sempre importante pesquisar bastante para evitar golpes.

Aqui vão algumas opções mais comentadas:

  • Minas Gerais Leilões
  • Milan Leilões
  • Freitas Leilões
  • Freitas Leiloeiro 
  • Leilões Brasil
  • Santander Financiamentos
  • Sato Leilões
  • Leilomaster
  • VIP Leilões

Como faço para retirar o veículo?

Bom, para fazer a retirada do veículo, basta você fazer o pagamento na data correta apresentada no edital. Este pagamento precisa ser feito de uma vez só, e você tem 30 dias para retirar o veículo.

Cada dia de atraso na retirada pode gerar uma multa de 2% por dia, o que de maneira geral acaba sendo extremamente negativo para a pessoa.

Fique atento aos prazos e você terá uma excelente oportunidade em suas mãos.

Espero ter te ajudado. Até a próxima dica!